Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Aluno de Engenharia Civil do Cesumar é premiado em concurso da Bayer

Publicado Em: 14/09/2012

O estudante Claudio Felipe Boer Cavalcante foi premiado no concurso “Jovens Bayer Embaixadores Ambientais”. O acadêmico do quarto ano de Engenharia Civil do Cesumar inscreveu seu projeto intitulado “Gestão dos resíduos de gesso”, que propõem a reutilização dos resíduos do material. Como prêmio, Cavalcante receberá 5 mil reais para investir em seu projeto ambiental e uma viagem para participar de um workshop na Alemanha.

Na próxima segunda-feira (17), Claudio Felipe participará da cerimônia de premiação da Bayer em São Paulo. Na ocasião, o acadêmico do Cesumar e os demais finalistas serão recebidos pelo presidente da Bayer Brasil, Theo van der Loo. “Estou muito contente com o resultado e agora eu penso mesmo em investir o dinheiro do prêmio no projeto e em materiais de estudo. Isso vai melhorar minha pesquisa e fomentar minha carreira”, afirma Cavalcante.

O projeto inscrito pelo estudante de engenharia começou a ser desenvolvido como trabalho de iniciação científica do Cesumar e tem o objetivo de contribuir para a reciclagem dos resíduos de gesso utilizados na construção civil. O projeto indica ações alternativas e técnicas para reutilização destes materiais. “Componentes do gesso, como o sulfato de cálcio, quando expostos em condições inadequadas podem provocar danos à saúde do homem e ao meio ambiente, alterando a alcalinidade do solo e contaminando os lençóis freáticos”, afirma Cavalcante.

Entre as possibilidades de reutilização dos resíduos, apontadas por Claudio Felipe, está a hidratação do material, que retorna a sua forma original e pode ser usado novamente, ou a moagem e remoção de impurezas para a aplicação posterior em solos agrícolas para a correção da acidez e dos teores tóxicos de alumínio na subsuperfície.

“A academia ajuda a transformar a mente das pessoas, porém muitos vão além do que é esperado no meio universitário. O Claudio é uma prova disso e estamos na torcida pelo seu sucesso na etapa da Alemanha, pois ele faz parte de um grupo seleto de pessoas”, enalteceu o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Exatas e Tecnológicas do Cesumar, Valdecir Bertoncello.

Para Julio Fiess, coordenador do curso de Engenharia Civil, “o trabalho de Claudio Felipe é brilhante e representa muito bem o Centro Universitário”. Ele afirma ainda que Cláudio Felipe “serve de inspiração para que os demais alunos invistam seu tempo em pesquisas e prêmios”.

Em novembro, Cavalcante e outros três vencedores seguem para a cidade de Leverkusen, na Alemanha, cidade sede da Bayer, onde, durante uma semana, terá contato com as ações mais modernas de sustentabilidade e troca de experiências com jovens premiados de outros países.

O concurso

O Programa Jovens Embaixadores Ambientais é promovido pela Bayer e foi desenvolvido para reconhecer estudantes de 18 a 24 anos que estejam engajados em ações socioambientais. Essa é a 9ª edição do programa que já premiou mais de 500 jovens em 18 países.

Para participar do concurso, Cavalcante inscreveu seu projeto no site da Bayer. Depois, entrou para a fase em que 50 candidatos tiveram suas pesquisas expostas na fan page do Facebook do concurso da Bayer e submetidas a aprovação dos internautas. O projeto do acadêmico de civil teve destaque e foi o mais curtido pelos usuários da rede com 1800 aprovações, o que o classificou entre os finalistas. Finalmente, uma equipe da Bayer analisou as pesquisas e definiu a classificação final.

Fonte: http://www.maringa.com/noticias/10877/Aluno+de+Engenharia+Civil+do+Cesumar+e+premiado+em+concurso+da+Bayer