Nesta sexta-feira a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) dá continuidade ao VIII Encontro dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura com o evento de posse da diretoria gestão 2013-2014. Nivaldo Barbosa de Lima sucede Altair Ferri na presidência da entidade. Os dois são engenheiros civis.
O Encontro de Profissionais começou na quarta-feira com palestra do engenheiro, professor, escritor e consultor Paulo Grandiski. Mais de cem pessoas estiveram no auditório do CREA. Nesta sexta-feira, a expectativa é de mais de 300 pessoas na posse da nova diretoria que será realizada no Maringá Clube. Os dois eventos comemoram o Dia do Engenheiro e Arquiteto (11 de dezembro).
Novo Presidente
Nivaldo Barbosa de Lima é natural de Centenário do Sul. Formou-se em Engenharia Civil na Universidade Estadual de Maringá em 1983 e especializou-se em Construção Civil em 2002 pela Universidade Estadual de Santa Catarina. É casado e tem duas filhas.
O presidente eleito está na AEAM desde 2007, quando entrou como Diretor Administrativo, passou ao cargo de conselheiro em 2009/2010 e vice-presidente na atual gestão. Nivaldo Barbosa também foi Inspetor do CREA na regional de Maringá na área de Engenharia Civil por duas gestões e atualmente é suplente de conselheiro do CREA-PR na área de Engenharia Civil. Ocupou a presidência do Rotary Club Maringá Horto na gestão 1998/1999 e tornou-se Governador do Rotary do Distrito 4630 na gestão 2008/2009.
Como foi o Seminário
Em seu pronunciamento na abertura do Seminário na quarta-feira, Altair Ferri fez questão de lembrar que a entidade realizou 30 eventos em cada um dos dois anos de sua gestão. “Fizemos esse trabalho com o objetivo de valorizar e propiciar maior crescimento profissional aos nossos associados”, frisou.
O diretor da AEAM e do CREA-PR, Carlos Alberto Bueno Rego, ressaltou que o grande número de ações da associação contribui para firmar a imagem da entidade e para que ela tenha o reconhecimento que merece. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU), Jeferson Dantas Navolar, lembrou que o órgão tem trabalhado pela valorização dos arquitetos e elogiou a AEAM pela iniciativa de realizar o Seminário.
Samir Jorge, diretor Regional do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), enfatizou a importância da participação dos profissionais em ações importantes para o futuro de Maringá. Citou como exemplo a Conferência Pública para alterações na Lei 888/2011 (Uso e Ocupação do Solo) e Lei Complementar 889/2011 (Parcelamento do Solo), que acontece na Câmara Municipal de Maringá no próximo dia 10, entre 8 e 17 horas.
Experiência
Bem humorado, Paulo Grandiski disse que é formado há 50 anos e continua na ativa porque sempre gostou de colaborar no aperfeiçoamento profissional dos colegas. É co-autor de normas técnicas do Instituto de Avaliações e Perícias de São Paulo e da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Escreveu o livro “Problemas Construtivos – I – Aspectos Técnico-Legais da Construção Civil”, e colaborou em várias atualizações da obra “Direito de Construir”, de Hely Lopes Meirelles, considerado como “a bíblia” da matéria.
Em sua palestra, Paulo Grandiski abordou as consequências técnico-legais da desobediência às normas técnicas e deu exemplos práticos da jurisprudência. Ele também comentou a NBR 15575, que corresponde a uma \"revolução silenciosa\" no mercado da construção civil e deve ter início no primeiro semestre de 2013.
AEAM Gestão - 2013/2014
Diretoria
Presidente – Eng.Civil Nivaldo Barbosa de Lima
Vice-Presidente – Eng.Mecânico Carlos Alberto Bueno Rego
1º Secretário – Eng.Civil Edson Correia Gomes
2º Secretário – Eng.Civil Guilherme A. Veloso Calijuri
1º Tesoureiro – Eng.Civil Marcio Jorge Capristo de Oliveira
Diretora Administrativa – Eng.Civil Luciana Carla Favoretto
Conselho Deliberativo
Eng.Civil Altair Ferri
Eng.Civil Makihiro Matsubara
Eng.Civil José Joaquim Rodrigues Jr
Eng.Civil José Maurício Doré
Eng.Civil Aguinaldo Dal Pozzo
SOBRE A AEAM
A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá foi fundada em 15 de setembro de 1959. Presidida em sua primeira gestão pelo Engenheiro Romeu Egorof, a entidade nasceu para atuar na união e valorização do trabalho dos profissionais da área. Nos anos 60 e 70, a associação passou a contribuir com o desenvolvimento do município.
Em 1984, a associação conquistou um espaço para a construção de sua sede social. A sede foi inaugurada em 1994 e ao longo dos anos, tornou-se um ponto de encontro dos profissionais associados e também um local para realização de cursos e palestras técnicas voltados para a qualificação e valorização profissional.
Cumprindo importante função social, em 1989 a AEAM aderiu ao Programa Casa Fácil do CREA. Em parceria com prefeituras municipais, a associação e o conselho vêm contribuindo para viabilizar a construção de residências para centenas de famílias de baixa renda em Maringá e região.
A AEAM participa dos principais acontecimentos de Maringá, principalmente aqueles ligados ao planejamento, urbanismo, engenharia e arquitetura. Uma das grandes conquistas é o convênio com o CREA e a prefeitura municipal para a exigência de Projetos Complementares juntamente com o projeto arquitetônico. O trabalho contribui principalmente para a valorização profissional e na segurança do contratante em receber efetivamente os serviços contratados.
Outro marco na história da AEAM é a participação na Agenda Parlamentar organizada pelo CREA. O programa contribui com as administrações municipais na formulação e implementação de políticas públicas. As entidades elaboram os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal e Regional em diversas áreas da gestão pública. Estes estudos são entregues aos gestores e candidatos como forma de conscientizá-los sobre ações que gerem o desenvolvimento, preservando o meio ambiente e valorizando os profissionais de engenharia e arquitetura.
A AEAM realiza cursos, palestras e caravanas técnicas, sempre buscando a união e o aperfeiçoamento técnico dos profissionais associados e também se preocupa com a formação dos futuros profissionais, defendendo e apoiando ações dos cursos locais de engenharia e arquitetura.
Em 2012, a associação tornou-se uma das signatárias do Pacto Global e tem realizado inúmeras ações sociais, culturais e em prol do meio ambiente, consolidando a imagem positiva da entidade e da classe de engenheiros e arquitetos
A associação conta com representantes em importantes comissões de diversos órgãos da sociedade. Graças à dedicação de profissionais e colaboradores, a associação tem conquistando prêmios de destaque no cenário associativo do estado do Paraná, como o PCQ – Prêmio Crea de Qualidade2012, disputado por mais de 50 instituições. Em cinco edições, a AEAM ficou em primeiro lugar três anos e outros dois em segundo lugar.
Galeria de Presidentes
Gestão 1959/1960Romeu Egoroff, Engenheiro Civil
Gestão 1960/1962Luty Vicente Kasprowicz, Engenheiro Civil e Arquiteto