Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 11/12/2012

Criado em 2012, o Departamento de Fiscalização (Defis) do CREA-PR possui abrangência estadual e responde pelo planejamento e controle de todas as ações de fiscalização do conselho, que antes eram segmentadas nas regionais. Uma das ações do Defis para otimizar a mão de obra da fiscalização foi a criação do Núcleo Norte de Fiscalização, que abrange setores de Maringá, Londrina e Apucarana. O Núcleo Norte foi instalado em Maringá na semana passada durante a Governança Cooperativa, evento prestigiado pelo presidente da entidade, Eng. Civil Joel Krüger.

“O núcleo pretende centralizar o corpo de fiscais por modalidade e proceder a fiscalizações especializadas em várias áreas, como agronomia, química, civil, elétrica etc. Outra vantagem é a possibilidade de deslocamento de fiscais entre os três núcleos existentes, Norte, Leste e Sudoeste, para atender demandas específicas, o que antes não era possível”, explica o engenheiro eletricista Rubens Galera Gonzalez Jr., facilitador do Núcleo Norte. De acordo com ele, o Núcleo Norte é formado por 14 fiscais, grupo ao qual serão incorporados 10 novos profissionais aprovados em concurso promovido no início de dezembro. “O número é adequado para garantir a qualidade da fiscalização”, garante o facilitador.

As fiscalizações do CREA-PR seguem o roteiro dos planos preestabelecidos pelo Setor de Planejamento em Curitiba, que também incluem as denúncias que chegam ao Conselho. Segundo Galera, vários critérios determinam os locais de fiscalização, como volume de anotações de responsabilidade técnica (ARTs), as características regionais ou a atividade profissional (obras, serviços) desenvolvida nas diversas localidades. Este ano, o CREA-PR efetuou 54 mil fiscalizações no Paraná, sendo que 1% partiu de denúncias.