Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Engenheiros e Arquitetos   Empossada nova diretoria da AEAM

Publicado Em: 12/12/2012

A Diretoria da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM), gestão 2013-2014, foi empossada na última sexta-feira durante o VIII Encontro dos Profissionais de Engenharia e Arquitetura, realizado em comemoração ao Dia do Engenheiro e Arquiteto (11 de dezembro). Mais de 350 pessoas prestigiaram a solenidade realizada no Maringá Clube. Nivaldo Barbosa de Lima foi empossado, sucedendo Altair Ferri na presidência da entidade. Os dois são engenheiros civis.

Novo Presidente

Em seu discurso de posse, o presidente Nivaldo Barbosa de Lima lembrou que a construção civil continua aquecida, gerando inúmeras oportunidades de serviços para os profissionais de Engenharia e Arquitetura. “Precisamos aproveitar este momento para fortalecer nossas profissões. A sociedade precisa reconhecer que é imprescindível nossa contribuição para o desenvolvimento das cidades”, frisou o dirigente.

Para Lima, a AEAM tem papel fundamental na valorização das profissionais. “Quanto mais forte nossa marca, mas benefícios os profissionais de Engenharia e Arquitetura receberão”, garantiu. Ele falou dos planos da nova diretoria que incluem o aumento do quadro associativo para fortalecer a entidade e aumentar a representatividade no Sistema CREA/CONFEA e também perante a comunidade local.

Entre outras ações, o presidente afirmou que a diretoria continuará a promover eventos profissionais e sociais, e buscará parcerias junto às academias e no setor privado para promover cursos de especialização. Segundo ele, a AEAM fará pesquisas para levantar as necessidades e levar mais serviços aos associados. Lima falou ainda sobre a construção da sede administrativa junto à sede social e também da necessidade de estar junto do CREA-PR na realização de ações de valorização e capacitação dos associados.

Prêmio CREA

O presidente do CREA-PR, Joel Krüger, lembrou em seu discurso que a AEAM conquistou no mês de novembro o Prêmio CREA de Qualidade 2012, (PCQ).  “A conquista mostra que se trata de uma entidade brilhante, já que a concessão do prêmio é precedida de um rigoroso processo de auditoria”, destacou. O dirigente ressaltou que a AEAM tem atuado na área de responsabilidade social, inclusive em parceria com o CREA, como nos programas Casa Fácil e Agenda Parlamentar.

Joel Krüger elogiou a gestão de Altair Ferri, que ao longo de dois anos garantiu “diversas conquistas” aos associados. “Tenho a certeza de que nos próximos dois anos a associação será gerida com competência por Nivaldo Barbosa de Lima e sua diretoria, que comandarão um novo ciclo de sucesso desta entidade que é um símbolo do Paraná”.

Despedida

Em seu discurso, Altair Ferri fez uma retrospectiva rápida de sua gestão e agradeceu aos apoios que recebeu. “Foram dois anos de aprendizado. Aprendi com as obrigações do cargo, com as pessoas com quem convivi e pude contar, nos momentos difíceis, com companheiros valiosos e dedicados, que me ajudaram a tomar as decisões certas”.

Segundo Altair Ferri, as ações da AEAM nos últimos dois anos contribuíram para a valorização e qualificação profissional de Engenheiros e Arquitetos e geraram maior visibilidade e integração da associação com a sociedade. Ele lembrou as campanhas em prol do meio ambiente e o apoio à entidades assistenciais.

Altair Ferri também falou sobre a conquista do Prêmio Crea de Qualidade que, segundo ele, “é uma prova concreta de que a gestão foi eficaz, transparente e comprometida com os profissionais, alcançando resultados práticos para a entidade e seus associados”.

Homenagens

A AEAM prestou homenagens aos conselheiros junto ao CREA na gestão 2011/2012: Manoel de Oliveira Filho (Câmara Especializada de Arquitetura); Edson Evilásio Cantadori Filho e Altair Ferri (Câmara Especializada de Engenharia Civil). Altair Ferri também foi homenageado pela sua diretoria, recebendo uma placa pelos serviços prestados “com dedicação e competência”. A esposa de Altair Ferri, Rubia Wefforte, recebeu uma lembrança da AEAM, entregue pela diretora Keila Uezi.

Durante a cerimônia de posse, o Arquiteto Manoel de Oliveira Filho, conselheiro do CAU-PR (Conselho de Arquitetos e Urbanistas), prestou uma homenagem a Oscar Niemeyer, que faleceu na última semana. Niemeyer havia recebido, há um ano, o registro profissional número um do CAU-BR.

Sócio Benemérito

Tradicionalmente, todos os anos a AEAM presta uma homenagem a um profissional, incluindo-o na categoria de Associado Benemérito. O homenageado deve ter prestado serviços à associação, ao município e à sociedade em geral. A escolha é feita durante Assembleia Geral da entidade. Este ano, o escolhido foi o ex-presidente e conselheiro José Carlos Valêncio (Cuca).

O homenageado lembrou que foi diretor da AEAM pela primeira vez em 1980. Posteriormente, em 1984, foi eleito presidente da entidade, passando em seguida a ser membro do Conselho Deliberativo. Entre outras atividades, Cuca foi vereador e presidente da Câmara Municipal entre 1993 e 1996 e atualmente é presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codem).

Cuca acredita que a homenagem prestada pela AEAM deve servir de estímulo a outros profissionais de Engenharia e Arquitetura para que participem da vida da associação e também da própria comunidade. “O homem não é uma ilha, não pode viver sozinho. É preciso que todos participem da vida comunitária, contribuindo para que possamos fortalecer nossas entidades e criarmos um mundo melhor”, enfatizou o homenageado.

Autoridades Presentes

Além dos diretores e conselheiros da AEAM e do presidente do CREA-PR, Joel  Krüger, estiveram presentes na posse da diretoria da associação o Engenheiro Francisco José Ladaga, Conselheiro Federal do CREA-PR e presidente eleito da Abenc – Associação Brasileira de Engenheiros Civis; Osvaldo Danhoni, presidente da Amea (Associação Maringaense de Engenheiros Agrônomos); Engenheiro Samir Jorge, diretor do Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge); Mauro Duarte Carvalho Junior, presidente do Sinduscon Nor (Sindicato da Indústria da Construção Civil); Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná; Roberto Petrucci, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Maringá; Hélio Xavier da Silva Filho, gerente da Regional Maringá do CREA-PR; Ester Oliveira Casado, diretora da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Cianorte; Maria Clarice Rabelo Moreno, presidente eleita do Clube de Engenharia de Londrina e Marcos Kenji Fujisawa, representando a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim).

 

 

AEAM Gestão - 2013/2014

Diretoria

Presidente – Eng.Civil Nivaldo Barbosa de Lima

Vice-Presidente – Eng.Mecânico Carlos Alberto Bueno Rego

1º Secretário – Eng.Civil Edson Correia Gomes

2º Secretário – Eng.Civil Guilherme A. Veloso Calijuri

1º Tesoureiro – Eng.Civil Marcio Jorge Capristo de Oliveira

2º Tesoureira – Eng. Eletricista Vânia Canova Silveira

Diretor de Patrimônio – Eng.Civil Calisto Targa Junior

Diretor Social – Eng.Civil Yutaka Mario Kobayashi Junior

Diretor de Esporte –  Eng.Civil Jefferson Alarcão

Diretora de Divulgação – Eng.Civil Keila Regina Uezi

Diretora de Cultura – Arq. Roselli Aparecida do Valle

Diretor de Assuntos Profissionais – Eng.Civil Carlos Humberto Maciel

Diretor Extraordinário -  Arq. Marcos Kenji Fujisawa

Diretora Administrativa – Eng.Civil Luciana Carla Favoretto

Conselho Deliberativo

Eng.Civil Altair Ferri

Eng.Civil Makihiro Matsubara

Eng.Civil José Joaquim Rodrigues  Jr

Eng.Civil José Maurício Doré

Eng.Civil Aguinaldo Dal Pozzo

 

SOBRE A AEAM

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá foi fundada em 15 de setembro de 1959. Presidida em sua primeira gestão pelo Engenheiro Romeu Egorof, a entidade nasceu para atuar na união e valorização do trabalho dos profissionais da área. Nos anos 60 e 70, a associação passou a contribuir com o desenvolvimento do município.

Em 1984, a associação conquistou um espaço para a construção de sua sede social. A sede foi inaugurada em 1994 e ao longo dos anos, tornou-se um ponto de encontro dos profissionais associados e também um local para realização de cursos e palestras técnicas voltados para a qualificação e valorização profissional.

Cumprindo importante função social, em 1989 a AEAM aderiu ao Programa Casa Fácil do CREA. Em parceria com prefeituras municipais, a associação e o conselho vêm contribuindo para viabilizar a construção de residências para centenas de famílias de baixa renda em Maringá e região.

A AEAM participa dos principais acontecimentos de Maringá, principalmente aqueles ligados ao planejamento, urbanismo, engenharia e arquitetura. Uma das grandes conquistas é o convênio com o CREA e a prefeitura municipal para a exigência de Projetos Complementares juntamente com o projeto arquitetônico. O trabalho contribui principalmente para a valorização profissional e na segurança do contratante em receber efetivamente os serviços contratados.

Outro marco na história da AEAM é a participação na Agenda Parlamentar organizada pelo CREA. O programa contribui com as administrações municipais na formulação e implementação de políticas públicas. As entidades elaboram os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal e Regional em diversas áreas da gestão pública. Estes estudos são entregues aos gestores e candidatos como forma de conscientizá-los sobre ações que gerem o desenvolvimento, preservando o meio ambiente e valorizando os profissionais de engenharia e arquitetura.

A AEAM realiza cursos, palestras e caravanas técnicas, sempre buscando a união e o aperfeiçoamento técnico dos profissionais associados e também se preocupa com a formação dos futuros profissionais, defendendo e apoiando ações dos cursos locais de engenharia e arquitetura.

Em 2012, a associação tornou-se uma das signatárias do Pacto Global e tem realizado inúmeras ações sociais, culturais e em prol do meio ambiente, consolidando a imagem positiva da entidade e da classe de engenheiros e arquitetos

A associação conta com representantes em importantes comissões de diversos órgãos da sociedade. Graças à dedicação de profissionais e colaboradores, a associação tem conquistando prêmios de destaque no cenário associativo do estado do Paraná, como o PCQ – Prêmio CREA de Qualidade 2012, disputado por mais de 50 instituições. Em cinco edições, a AEAM ficou em primeiro lugar três anos e outros dois em segundo lugar.