Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Recém-formados de Engenharia receberam carteiras profissionais

Publicado Em: 07/03/2013

Na sexta-feira, dia 1.º de março, cerca de 50 jovens recém-formados em Engenharia pelo CESUMAR e pela UEM receberam as carteiras profissionais, fundamentais para o exercício da profissão. A entrega foi feita durante solenidade realizada pela AEAM em parceria com o CREA-PR, quando foram realizadas várias palestras aos novos profissionais.

Na abertura do evento, o presidente da AEAM, Nivaldo Barbosa de Lima, lembrou que o nível de exigência dos consumidores está muito alto, o que aumenta a responsabilidade dos engenheiros. “Vocês terão a responsabilidade sobre a segurança e qualidade de vida das pessoas que querem morar, trabalhar, estudar e se divertir”, pontuou.

O presidente do CREA-PR, Joel Krüger, disse que “a vida de Engenheiro é gratificante e produtiva”. O dirigente ressaltou a importância das entidades e instituições de ensino na caminhada dos novos profissionais. Ele também frisou a “responsabilidade” de todos, tanto técnica, como social, civil e criminal.

Júlio Ricardo de Faria Fiess, coordenador do curso de Engenharia do Cesumar, lembrou que o mercado está aquecido e que “o mundo está precisando de bons profissionais”. Ele alertou que todos devem continuar estudando para se manterem atualizados.

O chefe do Departamento de Engenharia Civil da UEM, Romel Dias Vanderlei, disse que a vida acadêmica ensina as questões técnicas. Ele destacou que os profissionais devem conhecer e se envolver com as entidades como o CREA, que regulamenta o exercício da profissão; como a AEAM, que realiza ações e eventos visando a atualização dos Engenheiros e a valorização da profissão, e sindicatos como o Senge.

“Uma sociedade que quer se desenvolver precisa necessariamente de Engenheiros. Mas, é preciso organização e, por isso, temos que fortalecer estas instituições, associando a elas e participando do seu dia a dia, contribuindo com ideias e ações, ou seja, se envolvendo de fato”, finalizou.

Palestras

Com a palavra, o presidente do CREA, Joel Krüger, falou sobre a “Responsabilidade Profissional” no exercício rotineiro da Engenharia Civil. Depois, o Engenheiro Fabio Mazzaron Magron, membro da Comissão de Ética do CREA, fez palestra sobre “Ética Profissional”. Em seguida, Nivaldo Barbosa de Lima discorreu sobre “Atribuição Profissional”. Finalizando, Celso Roberto Ritter, Superintendente do CREA, fez palestra com o tema “ART – Anotação de Responsabilidade Técnica”.

Também estiveram presentes no evento o diretor regional do Senge, Engenheiro Samir Jorge; o presidente da Amea, Engenheiro Agrônomo Osvaldo Danhoni; os diretores da AEAM, Engenheiro Altair Ferri, Engenheira Keila Uezi, Engenheiro Elétrico Carlos Alberto Bueno Rego, Engenheira Vânia Canova Silveira, Arquiteta Roselli Aparecida do Valle, engenheiro Yutaka Mario Kobayashi Junior; o Gerente Regional do CREA em Maringá, Hélio Xavier da Silva; o Engenheiro Roberto Petrucci Jr., representando o prefeito de Maringá; Valdecir Bertoncello, representando o Reitor do CESUMAR; Arquiteto Ricardo Dias da Silva, representando o Reitor da UEM; e Engenheiro José Luiz Miotto, Coordenador do Departamento de Engenharia Civil da UEM. 

Fotos do evento http://www.aeam.eng.br/galeriaFotos - https://www.facebook.com/#!/aeampr

 

RG Comunicação – As. Imprensa – AEAM – Dirceu Herrero – 04.03.2013