Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 05/04/2013

AEAM alerta sobre formas  de prevenção da doença 

A AEAM lembra que oito de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, uma data que existe para disseminar a  importância da prevenção e diagnóstico precoce na luta contra esta terrível doença. Dados estatísticos mostram que 9 em cada 10 casos de câncer, se descobertos em estágio inicial, têm chance de cura.

Para diagnosticar o tumor no início, é preciso que as pessoas fiquem atentas aos principais fatores de risco da doença e realizar os exames preventivos. Como forma de participar da luta de todos contra o câncer, lembramos aqui algumas formas de prevenção, já que vários tipos de câncer podem ser combatidos através de medidas preventivas.

A adoção de hábitos de vida saudáveis é um importante fator de prevenção. Segundo especialistas, uma alimentação balanceada, rica em vegetais, combinada com a prática regular de exercícios, pode contribuir para a redução, ao menos, de 40% da chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

O cigarro, através das suas substâncias tóxicas, é um dos vilões que causam a doença, principalmente na boca e pulmão. Portanto, não fumar, ou largar o cigarro são fatores de prevenção.

As dicas abaixo estão no site ABC da Saúde:

Evitar contato com carcinógenos (substâncias que causam câncer), por exemplo, evitar o contato, sem proteção, com alguns solventes utilizados na indústria, para prevenir câncer de pulmão, orofaringe (boca e garganta) e bexiga.

Modificar hábitos de dieta ou de vida que alterem uma predisposição genética a um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar o fumo (uso de tabaco) em qualquer uma de suas formas ou a ingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica, para prevenir câncer de pulmão, esôfago e orofaringe.

Evitar uma exposição ambiental que esteja relacionada a uma maior incidência de um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar a exposição ao sol nos horários em que os raios ultravioleta estão mais fortes, como das 10 às 16 horas, para prevenir câncer de pele

Alterar o efeito de determinada substância sobre um determinado órgão que poderia estar relacionada a um determinado tipo de câncer, por exemplo, o uso de antiestrogênios, para prevenir câncer de mama.

Tratar lesões pré-malignas, por exemplo, retirar lesões do colo uterino antes que se tornem malignas, para prevenir câncer de colo uterino.

Prevenir tumores com origem genética só é possível através do diagnóstico precoce. Aí reside a importância da realização de exames de rotina. Quem possui  histórico familiar de algum tipo de câncer deve realizar exames específicos.

As mulheres a partir dos 25 anos devem realizar o exame ginecológico preventivo (Papanicolau) para diagnosticar o câncer de colo de útero; e, a partir dos 40 anos, devem realizar mamografias periódicas para diagnosticar a presença de câncer de mama.

As pessoas podem prevenir o câncer se tiverem a informação correta. Ajude a levar conhecimento de qualidade aos seus familiares, parentes, amigos, colegas, funcionários e comunidade em geral. Compartilhe estas informações. E, se conhecer pessoas acometidas pela doença, contribua para que elas nunca desistam diante dos obstáculos.