Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 18/07/2013


A AEAM apoiou o Fórum Paranaense de Acessibilidade realizado pelo CREA-PR no último dia 12 em Maringá com a presença de cerca de 80 pessoas, entre profissionais, estudantes e comunidade em geral. A abertura foi feita pelo presidente do CREA-PR, Joel Krüger. Estiveram presentes ainda o vice-prefeito de Maringá, Cláudio Ferdinandi e o vereador Carlos Mariucci, representando a Câmara Municipal.
O presidente da AEAM, Nivaldo Barbosa de Lima representou a entidade no fórum juntamente com os diretores Carlos Alberto Bueno, Keila Uezi, Altair Ferri e Makihiro Matsubara. Durante o evento, o Conselheiro de Comissão de Acessibilidade do CREA-PR, Sérgio Iamawaki, fez palestra com o tema: “Tecnologias Inclusivas”. 
O objetivo do evento é difundir e conscientizar profissionais das áreas tecnológicas e a sociedade sobre a importância da implantação plena da acessibilidade. Inclusive, um dos temas do fórum foi a Central de Atendimento ao Surdo do CREA-PR. O tema foi abordado pela colaboradora do conselho, Marlene Hanke.
A central facilita a comunicação entre surdos e ouvintes, que é feita por sistema de vídeo e com o auxílio de intérpretes. O atendimento a surdos via chat no sistema libras transcrita começou a ser feito há dois anos. 
O Fórum de Acessibilidade foi instituído pelo CREA-PR em 2006, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e expandiu sua atuação para todo o Paraná, fomentando a importância do papel do profissional na busca por melhorias das condições das cidades, de forma a garantir o seu uso democrático.