Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 23/08/2013

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá realizou, no último dia 21 de agosto, em parceriacom a Atex, a palestra “Lajes Nervuradas com Moldes Recuperáveis”. O evento foi realizado na sede social da associação e atraiu mais de cem pessoas, entre profissionais e estudantes.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da AEAM, Engenheiro Nivaldo Barbosa de Lima, que frisou a importância do tema para os profissionais. Depois, a diretora de Cultura, Arquiteta Roselli Aparecida do Valle, fez uma explanação sobre os próximos cursos e palestras da AEAM.

O palestrante foi o Engenheiro e Professor Marcos da Costa Terra, titular de Construção Civil da Escola de Engenharia Kennedy e de Construção de Edifícios da PUC-MG. Em sua apresentação, ele falou sobre a origem da laje nervurada, demonstrou que sua utilização ocasiona a redução de concreto e aço, apresentou moldes de diferentes tipos e tamanhos, mostrou diversos tipos de escoramentos, as ferragens e concretagem com suas recomendações técnicas.

Marcos da Costa Terra abordou ainda as exigências e resistência a fogo e de compartimentação que as lajes nervuradas devem atender; falou das exigências de acústica da Norma de Desempenho pelo material e apresentou diversos estudos de casos.