Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 29/04/2014

18º Reunião do CDER elege novos coordenadores

Foi realizada no dia 25 de abril na Sede do CREA-PR em Curitiba, a 18º Reunião Ordinária do Colégio de Entidades Regionais (CDER). Na abertura do encontro, o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, fez um retrospecto sobre os dois anos de atuação do colegiado onde ressaltou a importância do fórum, que reúne os presidentes de entidades de todo o Estado. 

Para Krüger, o objetivo principal do CDER é proporcionar a divisão de poder dentro do Conselho, compartilhando a tomada de decisões. “Nestes dois anos de atuação o CDER ampliou o espaço das nossas 85 entidades de classe no Paraná. Tivemos a discussão de questões de grande relevância para todos os profissionais do Paraná e agradeço ao trabalho dos dois primeiros coordenadores estaduais, Fauzi Geraix e Suzely Soares pelo brilhante trabalho realizado”. 
O presidente Krüger aproveitou a oportunidade para destacar os principais resultados práticos trazidos pelo CDER, como “as sugestões apresentadas recentemente ao comando do Corpo de Bombeiros, contendo 30 itens de reivindicação para aprimorar e desburocratizar a aprovação de projetos junto ao órgão e a mudança da Resolução 1032 do Confea, que resultou nas novas resoluções 1052 e 1053, que facilitarão a prestação de contas das entidades”, destacou. 
Outro ponto destacado pelo presidente foi a elevação em 60% do repasse dos valores das ARTs, reivindicação antiga das entidades de classe que foi atendida pelo Conselho. “Inicialmente aumentamos o repasse de 10 para 12%. Neste ano, atendendo a demanda do CDER, subimos esse patamar para 16%, o que representa 60% de aumento desse repasse, uma grande vitória para tornar as entidades de classe mais fortes e atuantes”, lembrou Krüger. 
Novos Coordenadores
Durante a reunião foram eleitos por aclamação o novo Coordenador Estadual, Nivaldo Barbosa de Lima, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) e do Coordenador Estadual Adjunto, Nilton Batista Prado, presidente da Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Civis (ANPEC). Os mandatos têm duração de um ano. 
Também foi deliberado a realização do Fórum Estadual do Casa Fácil, que será realizado em Londrina, nos dias 28 e 29 de maio. A gestora de Qualificação Profissional do CREA-PR, geógrafa Cacilda Redivo Calendário, apresentou o calendário de cursos do PRO-CREA.
Além dos já citados, participaram da reunião os coordenadores regionais Luiz Henrique da Cunha, da Associação dos Técnicos do Paraná (Astepar), Marcos Roberto Marcon, da Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), Flávio de Freitas Dinão, da Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança (APES), Ricardo Martyn Kaspreski, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Francisco Beltrão (AEA-FB) e Eugênio Márcio de Carvalho e Silva Associação Paranaense de Engenheiros e Técnicos da Região Agromadeireira, o chefe de gabinete do CREA-PR, Alfredo Raeder, e os assessores da presidência, Luiz Carlos Correa Soares e Vivian C. Baeta de Faria