Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 30/04/2014

 

AEAM parabeniza associados pelo Dia do Trabalho

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá parabeniza todos os associados, e os trabalhadores em geral, pelo Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador. A data é utilizada pela sociedade para comemorar as conquistas dos trabalhadores ao longo da nossa história.

Para definição da data, primeiro de maio, a escolha foi a realização de uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago, em 1886. Naquele dia, milhares de pessoas protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a carga horária de 13 horas diárias pela qual eram submetidos os trabalhadores.

A greve atingiu todo o país. Nos dias seguintes aconteceram confrontos dos manifestantes com a polícia e diversos deles morreram. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos depois, em Paris, uma central sindical instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados para lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919 o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho. (texto redigido pela As. Imprensa com informações do site Brasil Escola)