Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 16/05/2014

AEAM alerta sobre o abuso e exploração sexual de jovens.

Neste dia 18 de maio serão realizados inúmeros atos no Brasil para lembrar o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi criada com o objetivo de lembrar os crimes que acontecem e de provocar as pessoas a se conscientizarem da importância de denunciar situações de violência sexual.
Do total de notificações de violência registradas pela secretaria estadual da Saúde entre 2009 e o início de maio de 2013, 49% são contra crianças e adolescentes. No Brasil o abuso sexual, principalmente entre crianças com até 9 anos de idade, é o segundo tipo de violência, atrás apenas de negligência e abandono.
A AEAM lembra que o Artigo 227 da Constituição Federal informa ser dever da família e da sociedade assegurar à criança e ao adolescente, entre outras coisas, o direito à dignidade, a salvo de toda forma de exploração, violência e crueldade. As denúncias de casos de violação desses direitos podem ser feitas no Disque Denúncia da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), o Disque 100.
Com o telefone 100, as pessoas podem denunciar violências, colher informações sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos, tráfico de pessoas e também informações sobre os Conselhos Tutelares. O serviço funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos de defesa e responsabilização, conforme a competência, em um prazo de 24h. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.
Outros meios para denúncias: e-mail: disquedenuncia@sdh.gov.br; site: www.disque100.gov.br; e ligação de fora do Brasil pode ser feita por meio do número: +55 61 3212.8400.