Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 15/07/2014

 


Este curso é ofertado através da plataforma de Ensino a Distância (EAD) do CREA-PR e é gratuito. Foi ofertado em 2013 em três turmas, tendo obtido ótima avaliação dos participantes, motivando o CREA-PR a ofertá-lo novamente em 2014. Porém, neste ano o curso foi desdobrado em dois: um para profissionais de Engenharia e Geociências e outro para profissionais de Agronomia, incorporando os conteúdos e especificidades de cada área, além da parte comum.

Início: 22/08/2014.

OBJETIVO GERAL

Propiciar o aperfeiçoamento e atualização dos profissionais de engenharia e geociências atuantes no serviço público municipal, estadual e federal quanto aos aspectos técnicos e legais intrínsecos ao exercício da função pública e ocupação de cargos técnicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contribuir com os profissionais atuantes no setor público atualizando seus conhecimentos quanto às especificidades do serviço público na área técnica;

Apresentar os aspectos jurídicos específicos da atuação profissional no setor público e as responsabilidades profissionais;

Atualizar os profissionais quanto ao conteúdo exigido em projetos para obtenção de recursos federais para obras públicas.


PÚBLICO ALVO

Engenheiros, tecnólogos e técnicos de nível médio das áreas de engenharia e geociências que ocupem cargos e funções técnicas em órgãos da administração direta ou indireta, nos níveis municipal, estadual ou federal, além de profissionais que desejem atuar no setor público. Profissionais que fizeram este curso em 2013 também poderão se inscrever, tendo em vista que o conteúdo é diferente.


CONTEÚDO

Módulo 1:
Aula 1: Sistema profissional e exercício de funções públicas.
Aula 2: Atividades, atribuições e responsabilidades profissionais.

Módulo 2:
Aula 3: Repasses e financiamentos do governo federal.

Módulo 3:
Aula 4: Meio ambiente e gestão pública: licenciamento ambiental.
Aula 5: Meio ambiente e gestão pública: saneamento ambiental e resíduos sólidos.
Aula 6: Meio ambiente e gestão pública: prevenção de catástrofes.

Módulo 4:
Aula 7: Acessibilidade, iluminação pública e instalações provisórias.
Aula 8: Mobilidade urbana.
Aula 9: Engenharia pública: programas Casa Fácil e Campo Fácil.

MÓDULOS

O curso é constituído por 9 aulas, distribuídas em 4 módulos.

AVALIAÇÃO

Serão aplicadas avaliações em cada módulo. Cada uma será composta por questões objetivas, com assuntos referentes às 2 aulas que compõem o módulo. Nota mínima para aprovação: 70% nas avaliações de cada um dos módulos.


CRÉDITOS

Caixa Econômica Federal.
Profissionais autores dos Cadernos Técnicos do CREA-PR.
Governo do Estado do Paraná

CERTIFICAÇÃO

Os alunos que forem aprovados no curso farão jus ao certificado com a chancela do CREA-PR e do Governo do Estado do Paraná, por meio da Escola de Governo. O certificado do curso será válido para fins de progressão na carreira aos profissionais do quadro do Estado do Paraná.

PRAZO:
Após iniciar o curso, o aluno deve concluí-lo em 60 dias.

CARGA HORÁRIA:
90 horas

Calendário:
Inscrições: 15/07 a 21/08
Início do curso: 22/08

Vagas: 350