Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

CREA - PR integra o comitê para a Conferência Rio+20

Publicado Em: 16/03/2012

O engenheiro químico e conselheiro Claudio Luiz Barretto representou o CREA-PR na cerimônia de instalação do Comitê Paranaense para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-Rio+20 (do qual o Conselho faz parte), realizada na manhã desta quinta-feira no Palácio das Araucárias.

O governador Beto Richa assinou a nomeação dos 77 integrantes do Comitê, grupo que terá como objetivos organizar, mobilizar e qualificar o Estado para o evento que será realizado no Rio de Janeiro em junho.

“O Paraná, por suas características econômicas e socioambientais, tem uma importante contribuição a dar. Temos que assumir o papel de protagonistas neste processo em que o desenvolvimento sustentável está associado ao crescimento econômico”, disse o governador. “O compromisso de implementar políticas públicas de proteção ao patrimônio natural do Estado inclui não apenas a proteção do ambiente, mas também a erradicação da pobreza e a democratização da prosperidade”, afirmou.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Jonel Iurk, disse que o comitê será fundamental para elaborar um documento com o posicionamento do Paraná sobre ecologia e desenvolvimento econômico. “Trabalhamos por um desenvolvimento realmente social. O grupo irá avaliar os rumos do Estado na área ambiental e propor alternativas de aperfeiçoamento”, disse. “Com a presença do Estado teremos uma discussão mais aprofundada e os resultados serão mais eficientes”, afirmou o secretário.

Os membros empossados (entre eles Barretto, representando o CREA-PR) representam entidades da sociedade civil e dos governos federal, estadual e municipais. Eles participarão de reuniões e audiências públicas para formular uma posição do Paraná sobre economia verde, governança, erradicação da pobreza e produção sustentável, principais eixos da conferência.
O comitê paranaense foi instituído pelo governador em dezembro de 2011, através do Decreto 3508 de 14/12/2011. Entre os integrantes, estão representantes de comunidade acadêmicas, povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, setores empresariais, dos trabalhadores e movimentos sociais.

“A proposta do grupo é envolver toda a sociedade na discussão da conservação da biodiversidade. Vejo que o Paraná está muito à frente dos demais grupos, o que mostra nossa responsabilidade com a tarefa de pensar o assunto e também de romper paradigmas”, afirmou o engenheiro químico Claudio Luiz Geromel Barretto.

Além da presença de secretários, de entidades ambientais, representantes de ONGs, estiveram presentes o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Fernando Guimarães, o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sotto Maior Neto e os deputados estaduais César Silvestri Filho, Cheida e Pedro Lupion.