Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 28/10/2014

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) realiza nos próximos meses a eleição para a escolha de inspetores para o período de janeiro de 2015 a junho de 2016. Os interessados em concorrer à função devem se inscrever até 23 de novembro somente pela internet, no site www.crea-pr.org.br <http://www.crea-pr.org.br/> , no ícone Eleição Inspetores.
A composição da Comissão Eleitoral de Inspetores (CEI) foi aprovada na sessão do plenário do CREA-PR no último dia 14 de outubro e está sob a coordenação do engenheiro agrícola Valmor Pietsch.
Serão eleitos seis inspetores (um em cada modalidade) para cada uma das 35 inspetorias do CREA-PR, num total de 210 vagas. O mandato tem duração de 18 meses a ser cumprido entre 1º de janeiro de 2015 e 30 de junho de 2016. 
O inspetor tem papel importante na condução dos assuntos do CREA-PR e dentro da proposta de trabalho desta gestão, que inclui a descentralização, a valorização profissional e a consolidação da interiorização, buscando a inserção do profissional nos diferentes contextos de trabalho. É também seu papel aprimorar e ampliar o processo fiscalizatório; exigir a participação dos profissionais nas obras e serviços; e contribuir nas discussões de políticas públicas.
“O inspetor é um elo da comunidade profissional e o Conselho. Está entre as suas funções auxiliar no direcionamento da fiscalização e participar das reuniões realizadas nas inspetorias e nas governanças com o objetivo de, em conjunto com os demais profissionais, avaliar as ações do Conselho”, explica o presidente em exercício do CREA-PR, engenheiro agrônomo Orley Jayr Lopes.
A representatividade e a importância do cargo são confirmadas pela engenheira civil Keila Uezi, que está encerrando neste semestre o segundo mandato como Inspetora. “Neste período trabalhei como ponte de ligação entre o Conselho e os profissionais, recebendo sugestões e reclamações referentes à atuação do Conselho, bem como esclarecendo aspectos relacionados às funções alcance e limitações do CREA”, diz. 
Ela ressalta ainda que, a participação na inspetoria rendeu conhecimentos sobre o funcionamento do CREA-PR como, por exemplo, sua composição, funções, deveres e também as limitações legais a serem respeitadas pelo conselho. “Ao entender melhor as questões passamos a enxergar todo o esforço e seriedade empregado pelo Conselho na luta pela valorização profissional e pela manutenção de uma entidade reta, conscienciosa e digna de confiança”, exalta.
Ao eleger as contribuições mais marcantes, a engenheira civil aponta a participação nas reuniões preparatórias do 8º Congresso Nacional de Profissionais. “Nessa ocasião tivemos a oportunidade de apresentar e discutir propostas de melhoria do sistema CONFEA/CREA”, explica. 

Candidatos e eleição

Estão aptos a concorrer à eleição para Inspetor os profissionais de nível superior, tecnólogo ou técnico, sem débitos relativos à anuidade ou processos de fiscalização. O candidato também não pode ter cometido infração ao código de ética nos últimos 5 anos, ser funcionário remunerado do Sistema CONFEA/CREAs ou acumular mais de dois mandatos consecutivos. 
Todo o processo eleitoral ocorre via internet. O período de candidaturas já está aberto e vai até 23 de novembro. Os profissionais terão acesso à votação utilizando senha pessoal de acesso aos serviços on line. O período de votação irá se estender por sete dias, de 27 de novembro até 4 de dezembro. A lista com os nomes dos eleitos será divulgada no dia 10 de dezembro. 

Textual Comunicação 
Assessoria de imprensa CREA-PR, regional Maringá
Tel: (44) 3031-7676
Site: www.textualcom.com.br
Jornalistas responsáveis:
Giovana Campana – giovana@textualcom.com.br
Rosângela Gris – assessoria@textualcom.com.br
Fernanda Bertola – contato@textualcom.com.br
Renata Mastromauro – atendimento@textualcom.com.br