Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 11/12/2014

Diretoria da AEAM será empossada nesta sexta-feira

Os sócios da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) elegeram na última segunda-feira a nova diretoria da entidade para o Biênio 2015/2016. O engenheiro mecânico Carlos Alberto Bueno Rego sucederá o atual presidente, engenheiro civil Nivaldo Barbosa de Lima.  A posse será realizada nesta sexta-feira durante evento que a associação organiza todos os anos para comemorar o Dia do Engenheiro (11 de dezembro) e o Dia do Arquiteto (15 de dezembro). A posse será no Giardino Eventos.

A AEAM foi fundada em 1959 e possui mais de 500 associados, entre profissionais e estudantes. Na atual gestão, o crescimento foi de 30%, principalmente entre os estudantes. “Desde o início de nossa gestão, o estímulo à participação dos jovens era nosso principal objetivo”, frisa Nivaldo Barbosa de Lima. 

O presidente afirma que é preciso “oxigenar” a associação com ideias novas. “Mais que isso, precisamos dar subsídios para que os estudantes de hoje sejam os futuros líderes e possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Maringá”, reflete Lima. 

Como parte das ações para ampliar a participação de jovens, a AEAM, juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, passou a realizar uma cerimônia para a entrega dos registros profissionais do CREA/PR para os formandos das Engenharias. Durante o evento, são realizadas palestras para os jovens. 

A atual gestão da AEAM realizou dezenas de cursos, palestras e treinamentos voltados tanto para os profissionais quanto para os estudantes. Participou ativamente de discussões polêmicas, como os debates sobre a remodelação da Avenida Brasil; a atualização do Programa Agiliza Obras, e está presente na recém-criada Câmara das Engenharias e Arquitetura do Conselho de Desenvolvimento de Maringá. 

Na câmara do Codem, o representante da AEAM, arquiteto Marcos Kenji, ocupa a presidência, tendo o arquiteto do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Fernando Farinazzo, como vice, e Nivaldo Barbosa de Lima, representando o CREA, como secretário. Nesta semana, o ex-presidente da AEAM, Altair Ferri, e Nivaldo Barbosa de Lima, foram eleitos como conselheiros para representar a associação junto ao CREA na modalidade Engenharia Civil. 

Ainda no CREA, a AEAM tem vários diretores e associados como Inspetores na Regional Maringá. São eles, o engenheiro civil Marcio Jorge Capristo de Oliveira; engenheiro de segurança no trabalho Yutaka Mario Kobayashi Junior; engenheira eletricista Aline Priscila Bortolotto Gomes Ferreira; engenheiro mecânico Douglas Baltazar de Oliveira; engenheira química Daniela Ferreira Traci; e engenheiro agrônomo Ricardo Braido. 


Mudança da sede 

Na atual gestão, a AEAM modernizou sua sede social, que ganhou espaço para receber também a sede administrativa da entidade. Com a mudança, a associação conseguiu otimizar a estrutura e recursos para promover outras ações em prol dos associados.  A ação fez parte da implantação do Programa de Gerenciamento Administrativo, dando mais qualidade aos serviços prestados pela associação. 

A AEAM tem, entre seus objetivos, promover a integração com os associados e junto à comunidade, e também realizar ações de responsabilidade social. Assim, a entidade organiza eventos atividades esportivas e dança de salão, além de eventos gastronômicos, como Feijoada Cultural e Churrasco ao Fogo da Brasa, entre outros, com parte da renda revertida para entidades assistenciais. 

Na área ambiental, a associação promove ações de sensibilização da população para a necessidade de preservação do meio ambiente, distribuindo panfletos sobre o assunto e doando mudas de árvores para os maringaenses. 

Em vários eventos e ações, a AEAM contou com a parceria do CREA-PR, Associação de Engenheiros Agrônomos, Instituto Ambiental do Paraná, Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sindicato dos Engenheiros do Paraná, CAU-PR, Associação Comercial, Prefeitura Municipal, além de inúmeras empresas que apoiam a entidade.

 

Prêmios 

Anualmente, a AEAM participa com destaque do Prêmio CREA de Qualidade (PCQ), concorrendo com mais de 90 instituições do Paraná. Em 2013, a associação de Maringá foi eleita a melhor entre as grandes, conquistando seu quarto título em seis edições.  Em 2014, a AEAM ficou em segundo lugar na classificação geral, recebendo ainda o Prêmio Destaque, concedido pela alta pontuação no quesito “Ambiente Associativo – Sustentabilidade Social” do PCQ. 

Nesta sexta-feira, durante a posse, estão previstas três homenagens: ao Engenheiro Guilherme Calijuri, pela conquista do prêmio Destaque do CREA na categoria “Profissional”; ao Engenheiro Makihiro Matsubara, pelos trabalhos realizados como Conselheiro junto ao CREA na Modalidade Engenharia Civil durante o mandato 2012/2014; e o Engenheiro Dr. Antonio Belincanta, professor da UEM, receberá o título de Sócio Benemérito da AEAM. 

 

Diretoria Executiva 

Presidente – E.M. Carlos Alberto Bueno Rego 

1º. Vice-Presidente – E.C. Keila Regina Uezi 

2º. Vice-Presidente – E.C. Márcio J. Capristo de Oliveira 

1ª. Secretária – E.C. Mônica Nicolau de Castro Mendonça 

1º. Tesoureiro – E.C. Makihiro Matsubara 

2º. Tesoureiro – E.E. Edgar Pereira da Silva Júnior 

Diretora Administrativa – E.C. Luciana Carla Favoretto 

Diretor de Relações Institucionais – Arq. Marcos Kenji Fujisawa 

Diretor de Assuntos Acadêmicos – E.C. Claudio de Souza Rodrigues 

Diretor Cultural – Arq. Thiago Botion Neri 

Diretora de Capacitação Prof. – E.C. Cristhiane Michiko Passos Okawa 

Diretora de Divulgação – Arq. Roselli Aparecida do Valle 

Diretor Esportivo – E.M. Edson Luiz Belido 

Diretor de Patrimônio – E.C. Toshimi Tokuda 

Diretor Social – E.C. Yutaka Mario Kobayashi Junior 

Diretora de Respons. Socioambiental – E.Q. Daniela Ferreira Traci 


Conselho Fiscal 

E.C. Altair Ferri 

E.C. Nivaldo Barbosa de Lima 

E.C. Edson Correia Gomes 

E.C. José Joaquim Rodrigues Jr 

E.Q.  Marcos José Marques dos Santos