Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

AEAM parabeniza Engenheiros e Arquitetos pelo dia do Trabalho

Publicado Em: 30/04/2015

A AEAM parabeniza todos os associados, Engenheiros e Arquitetos, e a comunidade em geral, pelo Dia do Trabalho, a ser comemorado em 1º de maio. A data foi criada para celebrar as conquistas da classe trabalhadora ao longo da história. 
O dia foi escolhido porque em um 1º de maio, em 1886, teve início uma manifestação de milhares de trabalhadores nos Estados Unidos, que começou em Chicago e se alastrou pelo país. Eles protestavam contra as condições desumanas de trabalho que incluía uma carga horária de 13 horas diárias. 
Na época, a polícia combateu as manifestações. Com a intensificação dos confrontos, vários manifestantes foram mortos. Os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
O primeiro país a instituir o Dia do Trabalho foi a França. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles. (com informações do site Brasil Escola)


Assessoria de Imprensa

Dirceu Herrero Gomes - Jornalista - 99212999

RG COMUNICAÇÃO - 44 30254983 -30283122