Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

CREA-PR desenvolve ações do Pacto Global

Publicado Em: 17/04/2012

 O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), desde 2009 é signatário do Pacto Global, lançado em 2000 pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne mais de 5,2 mil organizações em todo o mundo. Desde então o conselho tem desenvolvido uma série de ações relacionada à sustentabilidade do planeta e valorização do ser humano.O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios.

          Ao tornar-se signatário, o CREA-PR assumiu o compromisso empresarial com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa, que deve ser comprovado por meio de ações e a realização dos chamados CPOs - comunicados de progresso - enviados anualmente para a inscrição no site da ONU. O primeiro comunicado do CREA-PR à ONU foi entregue exatamente um ano após sua assinatura com o Pacto Global, e anualmente reporta novos relatórios inserindo as novas ações desenvolvidas. Entre essas ações, o conselho instalou dentro de cada sede, pontos de recebimento de pilhas e baterias usadas, que serão posteriormente encaminhadas para o descarte correto. 

            “Esta ação contribui com o próprio plano nacional de resíduos sólidos, adequada à legislação que prevê descarte correto deste tipo de material altamente tóxico e poluente”, ressalta o gerente regional do CREA-PR, em Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho. Compostos por uma série de metais pesados, pilhas e baterias usadas de brinquedos, controles remotos, celulares, câmeras digitais, relógios entre outros equipamentos eletrônicos uma vez depositados como lixo comum ou ainda mais grave, jogados de qualquer maneira contaminam o solo e a água dos lençóis freáticos. Tais metais podem provocar problemas à saúde como danos para os rins e até mesmo câncer. 

            Ainda conforme Xavier, a participação dos funcionários bem como dos profissionais que frequentam as instalações do CREA-PR merece destaque. “Podemos perceber o comprometimento com relação às ações de sustentabilidade. Muitos funcionários contribuem com ideias e iniciativas, e isso reforça ainda mais nosso compromisso com o Pacto Global”, frisa. “Além disso, também oferecemos nossa parcela de contribuição para a sociedade, pois as portas do conselho estão abertas à comunidade para que tragam novas ideias ou mesmo para deixar as pilhas e baterias usadas, pois muitas vezes não sabem onde depositá-las”, completa o gerente.