Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 22/08/2016

Ex-presidente da AEAM, Luty Kasprowicz, falece em Maringá

O engenheiro e arquiteto Luty Vicente Kasprowicz, um dos fundadores da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEAM) em 1959, tendo ocupado a presidência da entidade no período de 1960 a 1962, faleceu nesta segunda-feira em Maringá.

Kasprowicz nasceu em 17 de junho de 1931 em Curitiba. Formou-se em Engenharia Civil em 1955 pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Geologia e Mecânica de Solos.  Mudou-se para Maringá em 1956, onde ocupou o cargo de engenheiro na Prefeitura Municipal.  

Em 1957, Luty constituiu sua empresa de Projetos e Construções.  No ano seguinte, foi engenheiro da comissão de constituição dos primeiros silos e armazéns do Instituto Brasileiro do Café.  Em 1962, foi o único representante brasileiro na II Mesa Redonda Pan Americana de Arquitetos realizada em São Paulo.

Foi secretário de Obras e Viação de Maringá durante a gestão de João Paulino Vieira Filho (1960-1964), cargo que voltou a ocupar durante a gestão de Adriano José Valente (1969-1972).

Entre suas obras, destacam-se a administração da construção da antiga Rodoviária Américo Dias Ferraz, no início dos anos 60; as praças mais antigas da cidade, diversas escolas, a Biblioteca Pública, o antigo prédio do Instituto Médico Legal (IML), o canteiro central da Avenida Getúlio Vargas e todos os centros esportivos.

Luty Vicente Kasprowicz sempre foi um profissional à frente de seu tempo, buscando a modernidade em suas obras. Com isso, contribuiu para a modernização e desenvolvimento de Maringá, ao mesmo tempo em que influenciava jovens engenheiros e arquitetos de nossa cidade.

Indicado pela AEAM, Kasprowicz recebeu o Prêmio Profissionais do Ano, do CREA-PR, em 2013.