Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 22/03/2017

Este ano, a ONU definiu o tema “Águas Residuais” para estimular as discussões sobre o setor de recursos hídricos no Dia Mundial da Água. A diretoria da AEAM considera oportuno o debate. A água residual é popularmente conhecida como esgoto e compreende todo o volume de água que teve suas características naturais alteradas após o uso doméstico, comercial ou industrial. 

Trata-se de uma substância com grau de impureza que varia de acordo com sua utilização, mas que sempre contém agentes contaminantes e potencialmente prejudiciais à saúde humana e à natureza de modo geral.
O retorno dessa água ao meio ambiente deve necessariamente sofrer tratamento, de modo que ela volte a apresentar qualidade e limpeza adequadas para que seja lançada no corpo receptor (rio, lago ou mar) sem causar danos à saúde e ao ecossistema.
Engenheiros, Arquitetos, Urbanistas, entre outros profissionais de áreas afins, têm grande responsabilidade sobre o uso correto da água em construções, bem como nos sistemas de tratamento e no retorno do produto à natureza. 
Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 48,6% da população tem acesso à coleta de esgoto no país, sendo que deste efluente coletado somente 40% passa por algum tipo de tratamento antes de ser descartado no meio ambiente. (As. Imprensa/AEAM com informações do site da Vicel)