Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Publicado Em: 09/11/2017

FOTO: Rafael Alves de Souza (à esquerda da foto) é Destaque do Ano em Pesquisa de Concreto Estrutural

Rafael recebeu o prêmio durante o 59º Congresso Brasileiro de Concreto (CBC), no último dia 31 de outubro, na Fundação Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves (Fundaparque), em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. O foi tema “O Concreto para a retomada do Desenvolvimento da Infraestrutura Nacional”.

A indicação do nome do professor da UEM se deu por meio do voto democrático dos diretores e dos conselheiros, num fórum de mais de 35 membros.

Keila Uezi, presidente da AEAM, destaca que o prêmio é mais uma prova da qualidade dos profissionais maringaenses e da própria Universidade Estadual de Maringá.

Curriculo

Engenheiro Civil formado pela UEM, mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor pela Universidade do Porto, Portugal, e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, além de pós-doutor pela University of Illinois at Urbana-Champaign e pela University of Massachusetts Amherst, Estados Unidos, Rafael fez estágios de curta duração na École Politécnique Fédérale de Lausanne (Suíça) e na Technologic University of Delft (Holanda).

Foi pesquisador produtividade (nível 2 e 1-D), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e é membro do Comitê CT301, do Instituto Brasileiro de Concreto (Ibracon)/Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), e do Comitê 445 (Shear and Torsion), do American Concrete Institute. É Professor Titular da Universidade Estadual de Maringá.

Outras informações podem ser adquiridas pelo site http://ibracon.org.br/eventos/59cbc/.

Prêmio 

O engenheiro Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro, que dá nome ao prêmio, é pesquisador na área do Concreto Estrutural. Engenheiro civil desde 1934, formado na Escola Politécnica da Universidade do Brasil, atual Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, recebeu o Prêmio Gomes Jardim de melhor aluno do ciclo básico.

Foi pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia durante 32 anos (1935 a 1967), precedidos de um estágio de um ano no Escritório Técnico Emilio H. Baumgart (ainda como aluno do 5º ano do curso de Engenharia Civil), e com a realização simultânea de atividade profissional em cálculo de estruturas de concreto armado. Trabalhou como pesquisador e professor em tempo integral na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de 1968 até a aposentadoria compulsória, em dezembro de 1990, e, depois disso, como pesquisador e professor aposentado, até hoje.

Participou de Associações Nacionais e Internacionais, dentre elas Academia Brasileira de Ciência; Academia Nacional de Engenharia; Instituto Brasileiro do Concreto; Clube de Engenharia; The Internacional Union of Testing and Research Laboratories for Materials and Structures; Comité Internacional du Béton; e Internacional Association of Bridge and Structural Engineering. (Texto base: release da ASC/UEM)

 

 

Assessoria de Imprensa

Dirceu Herrero Gomes - Jornalista - 9 99212999

RG COMUNICAÇÃO - 44 30283122