A diretoria da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM) decidiu realizar campanhas periódicas para estimular engenheiros e arquitetos, tanto diretores, quanto associados em geral, a doar sangue em Maringá.
É importante que as doações sejam feitas ao longo do ano, pois não adianta recolher muito material ao mesmo tempo. É que as plaquetas duram até cinco dias e as hemácias até 30 dias. Assim, se houver um grande estoque, parte do material poderá vencer.
“O ideal é que as pessoas façam doações a cada seis meses, pois essa atitude contribui para a manutenção dos estoques”, explica o presidente da AEAM, Gilberto Delgado.
Devido a pandemia de Coronavírus, para segurança dos doadores e futuros receptores os bancos de sangue estão atendendo apenas mediante agendamento. Potenciais doadores que tiveram dengue ou mesmo a Covid 19, ou ainda que estiveram próximos de alguém que contraiu uma destas doenças, precisam aguardar um tempo maior para fazer a doação.
Quem pode doar – Pessoas que estejam bem de saúde, que tenham entre 16 e 69 anos e com peso acima de 50 kg. Os menores de idade só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Quem tiver 61 anos ou mais e nunca doou não pode doar. Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, o período é de 12 horas.
Serviço: • Hemocentro de Maringá - Avenida Mandacaru, 1600, Parque das Laranjeiras. O telefone é o 3011-9400. Doação só com agendamento por telefone. • Banco de Sangue Dom Bosco – telefone 3262-8100 - Av. Cidade de Leiria, 374 – Não é preciso agendar, atende de segunda a sexta, das 8h às 18h e sábado 8h às 12h. • Hospital do Câncer - Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 1763 - Zona 05. Telefone: 3224-8802 – Somente com agendamento