Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Engenheiro maringaense integrou missão que levou experiência em saneamento para a Palestina

Publicado Em: 23/07/2012

O engenheiro maringaense Renato Revoredo Delgado, associado da AEAM, participou, a convite do governo brasileiro, de uma Missão de Cooperação Técnica na cidade de Ramallah, na Palestina. O engenheiro Renato é formado pela Universidade Estadual de Maringá e trabalha na Caixa Econômica Federal há 23 anos, onde ocupa o cargo de coordenador de Engenharia na Gerência de Desenvolvimento Urbano de Maringá.

A viagem, realizada no período de 27 de junho a 7 de julho, teve por objetivo levar capacitação a técnicos palestinos no manejo de resíduos sólidos urbanos. Além do maringaense, também integraram a missão um engenheiro da Caixa Econômica de Santa Catarina e um engenheiro do Ministério das Cidades.

Os técnicos brasileiros realizaram palestras para engenheiros, prefeitos, funcionários do governo e empresários da Palestina, tendo como temas o gerenciamento de aterros sanitários, coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental. Além das experiências bem-sucedidas, também foram apresentados problemas que o Brasil já enfrentou na área de saneamento e de que forma foram solucionados.

O engenheiro Renato Delgado apresentou experiências de gerenciamento de resíduos sólidos, entre elas o aterro sanitário de Cianorte e o programa de coleta seletiva de Cascavel. “A receptividade foi muito boa. Há muita carência na área de saneamento na Palestina”, explica Delgado. Segundo ele, muitas cidades até possuem usinas de reciclagem e aterros sanitários modernos, mas há carência de mão de obra especializada para operação e a região, devidos aos constantes conflitos e guerras, enfrenta problemas infra-estruturais, como os relacionados ao abastecimento de energia elétrica.

Os integrantes da missão puderam conhecer um aterro sanitário na cidade de Jenin, distante 60 quilômetros da Ramallah, que recebeu verba do Banco Mundial para modernização dos equipamentos, e uma usina de reciclagem em Nablus.   

O encerramento do evento contou com a participação do ministro palestino do Governo Local (equivalente ao Ministério das Cidades no Brasil), Suliman Abu-Muferreh, além da embaixadora do Brasil em Ramallah, Ligia Scherer, que ressaltou a importância da cooperação técnica entre países em desenvolvimento.

 Para o presidente da AEAM (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá) Altair Ferri, a participação do engenheiro Renato Delgado na missão técnica à Palestina “é um reconhecimento do valor e da experiência deste profissional maringaense, além de elevar o nome da AEAM, que atua para valorizar o trabalho e as ações de seus associados”.