Menino Topo
(44) 3031-0011

Bem-vindo

Sair Cursos Planos Cadastro Alterar Senha

Notícias

Governança Cooperativa, do CREA, obtém bons resultados em Maringá

Publicado Em: 09/08/2012

A reunião da Governança Cooperativa do CREA-PR, realizada em Maringá no dia 3 de agosto foi prestigiada por profissionais de toda a regional. Na avaliação do engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho, gerente regional do CREA-PR, o encontro resultou em um importante saldo positivo, com participação de representantes de todas as cinco Inspetorias da Regional Maringá (Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama).

“Realizamos na mesma data as reuniões do Colégio de Inspetores, Colégio de Entidades de Classe Regional, Colégio de Instituições de Ensino e Comissão Acadêmica Regional do CREAjr-PR, perfazendo e confirmando o modelo de Governança Cooperativa do CREA-PR que prevê a integração dos diversos públicos em prol da valorização profissional e da melhoria contínua do Conselho. Concluímos as reuniões com a Plenária dos Colegiados, onde todos os públicos interagem e debatem assuntos de interesse comum”, disse Silva Filho.

 

Colégio de Instituições de Ensino

         Novo espaço de discussão que busca aproximação com coordenadores de cursos da área de exatas ligados às engenharias, o Colégio de Instituições de Ensino reuniu-se pela primeira vez em Maringá e foi coordenada por Lineu Guasque, assessor de apoio às instituições de ensino do CREA-PR e engenheiro agrônomo. Segundo ele, a extinção do currículo mínimo das graduações pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da educação em 1996 também tirou das escolas de graduação a obrigatoriedade de seguir um padrão para os projetos pedagógicos. “Em função da distinção desses projetos precisamos nos unir e harmonizar os tratamentos, para formação e capacitação dos profissionais, a fim de que eles assumam a responsabilidade perante os projetos”, afirmou Guasque. De acordo com o assessor, a troca de experiências e a busca da melhoria da formação profissional são os principais objetivos do Colégio.

 

Colégio de Inspetores

         Coordenado pelo engenheiro civil Carlos Alberto Buosi, inspetor-chefe de Umuarama, a principal meta do Colégio de Inspetores da regional de Maringá do CREA-PR é servir de elo entre as necessidades da comunidade e o conselho. Um dos melhores exemplos dessa aproximação, segundo Buosi, é a oportunidade que os Inspetores têm de construir o planejamento da fiscalização do CREA-PR de forma conjunta com as equipes de fiscalização. Outro destaque são os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal ou Regional (EBDM e EBDR), produtos importantes da Agenda Parlamentar. “Dependendo do assunto, até há pouco tempo era preciso se deslocar até Curitiba para falar direto com o presidente do conselho, ou então procurar a sede regional. Agora, os próprios inspetores têm autoridade para falar pelo CREA-PR em suas localidades”, avaliou Buosi.

 

Colégio de Entidades de Classe

Esta foi a primeira reunião ordinária do Colégio de Entidades de Classe em Maringá. Coordenada pelo engenheiro civil Altair Ferri, profissional certificado pelo Programa de Excelência do CREA-PR, a reunião buscou discutir assuntos diretamente relacionados à valorização profissional perante o conselho. “Estamos abertos a encaminhar os problemas enfrentados pelas associações e sindicatos ligados ao CREA-PR para o crescimento de todos”, explicou Ferri.